domingo, 31 de março de 2013

Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.
Salmos 91:4

E, estando elas muito atemorizadas, e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais o vivente entre os mortos?
Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos como vos falou, estando ainda na Galileia,
Lucas 24:5-6


LEMA DA SEMANA: Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele. Romanos 6:9

sábado, 30 de março de 2013

Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos.
Isaías 57:15


A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos);
Atos 10:36

sexta-feira, 29 de março de 2013

Quando tu disseste: Buscai o meu rosto; o meu coração disse a ti: O teu rosto, SENHOR, buscarei.
Salmos 27:8


Saiu, pois, Jesus fora, levando a coroa de espinhos e roupa de púrpura. E disse-lhes Pilatos: Eis aqui o homem.
João 19:5

quinta-feira, 28 de março de 2013

Perto está a minha justiça, vem saindo a minha salvação, e os meus braços julgarão os povos; as ilhas me aguardarão, e no meu braço esperarão.
Isaías 51:5

E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça;
Lucas 22:15

quarta-feira, 27 de março de 2013



26/03/2013

Mensagem da Presidência para a Páscoa 2013


Páscoa
Estimados membros da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil! Irmãos e irmãs em Cristo!
A palavra bíblica que acompanha o Tema do Ano da IECLB em 2013 – Ser, Participar, Testemunhar - Eu vivo comunidade – é uma palavra do profeta Isaías que, no capítulo 41, versículo 10, diz:
“Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois Eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças, ajudo e protejo com a minha forte mão!”
O Pastor Dietrich Bonhoeffer, no seu livro “Vida em Comunhão”, ao caracterizar a comunidade cristã, chama a nossa atenção para um elemento que lhe é essencial.
“Comunhão cristã é comunhão por meio de Jesus Cristo e em Jesus Cristo. [...] Pertencemos uns aos outros tão somente por meio de e em Jesus Cristo”.
Viver comunhão em Jesus Cristo... Não ter medo... Como, diante do que vemos e vivenciamos?
Vivemos tempos em que mortes absurdas ceifam vidas. No Rio de Janeiro, as enchentes estampam uma tragédia reprisada. Boate Kiss são palavras que nos horrorizam. Ao longo deste ano, cada um de nós perdeu pessoas próximas. A IECLB perdeu Ministros e Ministras. O medo nos acompanha nas ruas. Violência e morte parecem andar soltas... e como machucam!
É em meio a essa realidade que existimos enquanto Igreja, enquanto comunidade, por causa de Cristo, por causa da Páscoa, por causa da ressurreição de Jesus Cristo! É em meio a essa realidade que o Lema bíblico da semana da Páscoa de 2013 diz, conforme a palavra do apóstolo Paulo em Romanos, capítulo 6, versículo 9: “Sabemos que Cristo foi ressuscitado e nunca mais morrerá, pois a morte não tem mais poder sobre ele”. A morte não tem mais poder sobre o Cristo ressuscitado.
É por isso, por causa daquilo que Cristo conquistou para nós, que celebramos a vida que brota da morte e em meio à morte! Enquanto comunidade de Jesus Cristo, não nos dobramos diante da aparente onipotência da morte! Vivemos a esperança que nos inspira a caminhar juntos, a nos cuidarmos em comunhão. Afirmamos que Jesus Cristo é o Senhor vivo da Igreja. É ele quem a sustenta em meio às tempestades e tragédias!
A Pa. Margarete, cujo falecimento, ocorrido em fevereiro, lamentamos, escreveu o seguinte:
“Nesta última semana da Paixão, ‘é comum já querermos melhorar’ os dias falando na Páscoa. Nada como já identificar o sabor do chocolate antes da Sexta-Feira Santa. Há quem identifique o feriadão ‘como mais um carnaval’ ou, ainda, quem sonhe com dias de folga. Nossos desejos são de melhorar de vida [...]. Diante da doença que se alastra, da falta de zelo com o mundo, da miséria imposta à gente igual à gente, diante da irritação cotidiana com a obra de Deus, nos desejamos melhores dias para qualquer situação... Vamos tentando melhorar o mundo”.
Cristo mostrou mesmo que a vida precisa ser cuidada em cada gesto. A morte do nosso Deus denuncia o quanto cada um, cada uma de nós, contribui com a morte em nosso dia a dia, o quanto nos atemos a melhorias “e esquecemos da transformação”.
Isto é Páscoa! Transformação! Por causa da Páscoa, podemos pedir perdão e recomeçar como pessoas perdoadas e perdoar o nosso semelhante. Por causa da Páscoa, não precisamos viver com medo de Deus e mergulhados em sentimentos de culpa. Podemos semear palavras e ações que promovem paz, reconciliação, o raiar de um novo dia. Podemos crer que a luz rompe as trevas. Por causa da Páscoa, somos pessoas dignificadas por Deus, podemos viver comunidade e podemos testemunhar o amor radical do Filho de Deus.
Páscoa celebra a passagem da aparente vitória do medo e da morte para a real vitória de Cristo sobre o medo e a morte. Viver dessa confiança e testemunhar essa confiança é o desafio que temos enquanto Igreja de Jesus Cristo quando afirmamos Eu vivo comunidade!
Jesus ressuscitou! Sim, ele verdadeiramente ressuscitou! Por isso celebramos Páscoa! Por isso cremos! Por isso testemunhamos!
Feliz Páscoa!
P. Dr. Nestor Paulo Friedrich
Pastor Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
O Deus poderoso, o SENHOR, falou e chamou a terra desde o nascimento do sol até ao seu ocaso.
Salmos 50:1

Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus;
Hebreus 12:25

terça-feira, 26 de março de 2013



Falou Daniel, dizendo: Seja bendito o nome de Deus de eternidade a eternidade, porque dele são a sabedoria e a força;
Daniel 2:20


Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
1 Coríntios 1:20




segunda-feira, 25 de março de 2013

As linhas caem-me em lugares deliciosos: sim, coube-me uma formosa herança.
Salmos 16:6


E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens,
Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis.
Colossenses 3:23-24


ANUNCIAÇÃO DO NASCIMENTO DO SENHOR - Maria diz: O meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador, porque contemplou na humildade da sua serva.(Lucas 1.47-48a)

domingo, 24 de março de 2013


AS BEM-AVENTURANÇAS

MATEUS 5

1 Jesus, pois, vendo as multidões, subiu ao monte; e, tendo se assentado, aproximaram-se os seus discípulos,

2 e ele se pôs a ensiná-los, dizendo:

3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.

4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.

5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.

6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos.

7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.

8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.

9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.

10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.

11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa.

12 Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós.
Vielen Dank für Ihren Besuch, der Herr segne euch.

Thanks for your visit, the Lord is blessing you.


Obrigado por sua visita, que o Senhor esteja abençoando você.


Gracias por su visita, el Señor está bendiciendo.






Folguei tanto no caminho dos teus testemunhos, como em todas as riquezas.
Salmos 119:14


Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas,
Vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém.
Hebreus 13:20-21


LEMA DA SEMANA: E Jesus lhes respondeu, dizendo: E chegada a hora em que o Filho do homem há de ser glorificado. João 12:23

sábado, 23 de março de 2013

O SENHOR é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei.
Êxodo 15:2


E, quando já chegava perto da descida do Monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos, regozijando-se, começou a dar louvores a Deus em alta voz, por todas as maravilhas que tinham visto,
Lucas 19:37

sexta-feira, 22 de março de 2013

LOUVOR - HOJE É TEMPO DE LOUVAR A DEUS



18/03/2013

Uma decisão! Ir até o fim? Por que?


cruz
Numa sexta-feira tudo havia se consumado. Um homem havia sido pregado numa cruz no meio de outros dois. Pregados suas mãos e seus pés. Cansado da tortura, das chicotadas, do peso da cruz que carregava pelas ruas, grita: “Meu Deus, meu Deus por que me abandonaste?” Só carregando sobre si uma carga que não era sua e morrendo a morte dos outros...
Condenado por quê? Por ensinar a viver de uma outra forma, por convidar pessoas a viverem junto a Deus, por pregar o amor e a esperança, por estar próximo das necessidades humanas, por amar as pessoas fracas, por abraçar os enfermos, por perdoar os pecadores, por acender a fé na vida dos desesperados.
Crucificado por quê? Por não negociar com o poder corrupto e nem ceder diante da força brutal; por ser coerente com sua mensagem de um Reino de justiça, de paz e não violência; por ser simples e humilde diante dos soberbos e orgulhosos; por não calar o que devei ser dito.
Morto por quê? Por cada ser humano disposto a se deixar tocar pela misericórdia de Deus. Morto por amor ao ser humano.
Quando lembramos a história da paixão de Cristo, nos comovemos. Cada vez que dela nos aproximamos, nos estremece a fé e o amor de Deus é revelado em Jesus. Jesus morreu por nós, sem que o merecêssemos. Sua vida inteira foi uma entrega, sem pausa, para que pudéssemos estar perto de Deus. Porém foi um caminho tortuoso. No caminho do calvário Jesus foi traído, abandonado, martirizado.
- Tenho sede! Disse Jesus.
- É tua hora de solidão. O cálice que deves tomar para o bem da humanidade, ninguém mais poderá beber. Disse Deus.
- Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem. Diz Jesus.
- Não creias que é o fim. Depois da cruz, haverás mudado a história da humanidade. Disse Deus.
E Jesus entrega sua vida nas mãos de Deus. A morte de Jesus acendeu uma luz e rompeu a noite. Era o começo de um novo dia.
Era chegada a hora. Não se podia deter o tempo. As trevas cobriram a terra às 3 horas da tarde. A cortina do templo é rasgada! Está consumado. Seus discípulos o abandonaram: um traiu por moedas de pratas, outro o negou 3 vezes, os demais se esconderam... Acaso teríamos agido diferente? Quantas vezes temos negado ao nosso Senhor? Quão distantes estamos da cruz hoje em dia?
Diante da covardia dos que até então lhe tinham sido fieis, vitima do complô do poder religioso e do poder político, tudo parecia ter sido esquecido: sua mensagem, seus gestos, seus milagres... Jesus finalmente chega à cruz: colocados os pregos na madeira, crucificam o amor e a alegria. Tentam imobilizar as mãos que os ofereciam cura e carinho. Tentam parar os pés que caminhavam junto a Deus, que nos ofereciam um novo futuro, que os colocava nos caminhos da esperança! Coroado com espinhos; suas mãos pregadas na madeira, seus pés feridos, seu corpo ensangüentado... Porém vivo o seu amor. Condenado à morte, se oferece por cada ser humano.
O que nós entendemos de tudo isso? Qual o delito de alguém que só buscava o bem e que só falava a verdade? Qual o delito daquele que dava vistas aos cegos, que fazia os surdos ouvir, que levantava os caídos e animava os cansados?
Senhor, o que se passa com os seres humanos? Era este o fim que anunciavas aos seus discípulos quando caminhavas com eles e os chamava de amigos? É este o Reino de Deus? Por que corremos todos; porque nossa fé se enfraquece? Por que tantas vezes te deixamos só e te negamos? Por que temos medo? O que acontecerá agora Jesus? Havia na cruz uma resposta? Havia ali alguma mensagem?
“De fato a mensagem da morte de Cristo na cruz é loucura para os que estão se perdendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus”.

Pastora Daniela Lamb
Ministra da Paróquia do Xingu
Sínodo Planalto Rio-Grandense

18/03/2013

Projetos Missionários apoiados pela Vai e Vem em 2013




O repasse das ofertas para a missão da Campanha Nacional Vai e Vem 2012 gerou um sorriso no rosto das pessoas envolvidas, um sorriso de gratidão e de bem-estar. Sorriem as pessoas que ofertam, as pessoas nos projetos beneficiados e as pessoas envolvidas na sua organização em todas as instâncias! É bom saber que conseguimos evoluir positivamente nesta caminhada, participando no processo de edificação da nossa Igreja.
Em 2012, a Campanha Vai e Vem arrecadou R$ 845.167,87, superando os valores dos anos anteriores. O sorriso que se abre nos impulsiona à alegria e à gratidão pelo que foi realizado e, ao mesmo tempo, inspira e encoraja a manter o passo e o ritmo em busca da continuidade!
Com estes recursos, a Vai e Vem vai apoiar os seguintes projetos missionários em 2013: 
Biguaçu/SC (Sínodo Centro-Sul Catarinense)
Boa Nova/RS (Sínodo Planalto Rio-grandense)
Ceilândia/DF (Sínodo Brasil Central)
Chapada/RS (Sínodo Planalto Rio-grandense)
Matupá/MT (Sínodo Mato Grosso)
Norte Fluminense/RJ (Sínodo Sudeste)
Paz/RS (Sínodo Sul-Rio-Grandense)
Pedro Osório/RS (Sínodo Sul-Rio-Grandense)
Petrolina/PE (Sínodo Brasil Central)
Rurópolis/PA (Sínodo Mato Grosso)
Sul do Pará/PA (Sínodo Mato Grosso)
Veranópolis/RS (Sínodo Nordeste Gaúcho)
Vila Rica/MT (Sínodo Mato Grosso)
Fundo solidário a Paróquias e Comunidades
P. Mauro Schwalm
Secretário de Missão
Secretaria Geral da IECLB

Encontro Sinodal de Flautistas


Agora, pois, Senhor DEUS, tu és o mesmo Deus, e as tuas palavras são verdade, e tens falado a teu servo este bem.
2 Samuel 7:28


Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.
1 Timóteo 2:4

quinta-feira, 21 de março de 2013

E a debulha se vos chegará à vindima, e a vindima se chegará à sementeira; e comereis o vosso pão a fartar, e habitareis seguros na vossa terra.
Levítico 26:5


E, tomando os cinco pães e os dois peixes, e olhando para o céu, abençoou-os, e partiu-os, e deu-os aos seus discípulos para os porem diante da multidão.
E comeram todos, e saciaram-se; e levantaram, do que lhes sobejou, doze alcofas de pedaços.
Lucas 9:16-17

quarta-feira, 20 de março de 2013



Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?
Isaías 8:19

E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.
Colossenses 2:15

terça-feira, 19 de março de 2013

Como também no deserto, onde vistes que o SENHOR vosso Deus nele vos levou, como um homem leva seu filho, por todo o caminho que andastes, até chegardes a este lugar.
Deuteronômio 1:31

E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.
1 João 4:16

segunda-feira, 18 de março de 2013

Faze-me conhecer, SENHOR, o meu fim, e a medida dos meus dias qual é, para que eu sinta quanto sou frágil.
Salmos 39:4


Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,
Filipenses 3:20

domingo, 17 de março de 2013


E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR que te sara.
Êxodo 15:26


Então, vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se tremendo e, prostrando-se ante ele, declarou-lhe diante de todo o povo a causa por que lhe havia tocado, e como logo sarara.

E ele lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz.
Lucas 8:47-48

LEMA DA SEMANA: Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.
Marcos 10:45

sábado, 16 de março de 2013


Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.
Isaías 53:8


Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória?
Lucas 24:26

sexta-feira, 15 de março de 2013


Se tu, SENHOR, observares as iniqüidades, Senhor, quem subsistirá?
Salmos 130:3


Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,
Efésios 1:7

quinta-feira, 14 de março de 2013


Louvai ao SENHOR. Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR, que em seus mandamentos tem grande prazer.
Salmos 112:1


E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.
Colossenses 3:17

quarta-feira, 13 de março de 2013


Os que estão plantados na casa do SENHOR florescerão nos átrios do nosso Deus.

Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos,
Salmos 92:13-14


E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança.
Lucas 8:15

terça-feira, 12 de março de 2013


Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Salmos 1:1


Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;
Colossenses 1:14

segunda-feira, 11 de março de 2013


Eu, porém, faço a minha oração a ti, SENHOR, num tempo aceitável; ó Deus, ouve-me segundo a grandeza da tua misericórdia, segundo a verdade da tua salvação.
Salmos 69:13


Perseverai em oração, velando nela com ação de graças;
Colossenses 4:2

domingo, 10 de março de 2013


Desfalece a minha alma pela tua salvação, mas espero na tua palavra.
Salmos 119:81


Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
Hebreus 11:1

LEMA DA SEMANA:E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;

Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:14-15

sábado, 9 de março de 2013


Porque o SENHOR é justo, e ama a justiça; o seu rosto olha para os retos.
Salmos 11:7


Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
Romanos 3:26

sexta-feira, 8 de março de 2013


Na angústia invoquei ao SENHOR, e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu a minha voz, aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face.
Salmos 18:6


Mas, alcançando socorro de Deus, ainda até ao dia de hoje permaneço dando testemunho tanto a pequenos como a grandes, não dizendo nada mais do que o que os profetas e Moisés disseram que devia acontecer,
Atos 26:22

quinta-feira, 7 de março de 2013


Tua é, SENHOR, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, SENHOR, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos.
1 Crônicas 29:11


Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.
Apocalipse 14:7

quarta-feira, 6 de março de 2013


Não multipliqueis palavras de altivez, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca; porque o SENHOR é o Deus de conhecimento, e por ele são as obras pesadas na balança.
1 Samuel 2:3


Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.
1 João 3:18

terça-feira, 5 de março de 2013


Portanto eis que continuarei a fazer uma obra maravilhosa no meio deste povo, uma obra maravilhosa e um assombro; porque a sabedoria dos seus sábios perecerá, e o entendimento dos seus prudentes se esconderá.
Isaías 29:14


Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?
Hebreus 2:4

segunda-feira, 4 de março de 2013


Levanta-te em nosso auxílio, e resgata-nos por amor das tuas misericórdias.
Salmos 44:26


Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós.
Lucas 17:21

domingo, 3 de março de 2013


Fui buscado dos que não perguntavam por mim, fui achado daqueles que não me buscavam; a uma nação que não se chamava do meu nome eu disse: Eis-me aqui. Eis-me aqui.
Isaías 65:1


E o centurião, que estava defronte dele, vendo que assim clamando expirara, disse: Verdadeiramente este homem era o Filho de Deus.
Marcos 15:39

LEMA DA SEMANA:E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
Filipenses 2:8

sábado, 2 de março de 2013


Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades.
Salmos 57:1


Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso.
Tiago 5:11

sexta-feira, 1 de março de 2013

LEMA DO MÊS: Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; porque para ele vivem todos.
Lucas 20:38

O SENHOR te abençoe e te guarde;
Números 6:24


A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito. Amém.
Filemom 1:25