domingo, 30 de junho de 2013

LEMA DA SEMANA:Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação; 
Efésios 1:17
E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó. 
Gênesis 32:27


Ressuscitando Deus a seu Filho Jesus, primeiro o enviou a vós, para que nisso vos abençoasse, no apartar, a cada um de vós, das vossas maldades. 
Atos 3:26

sábado, 29 de junho de 2013

Quando o meu espírito estava angustiado em mim, então conheceste a minha vereda. No caminho em que eu andava, esconderam-me um laço. 
Salmos 142:3


Proponde, pois, em vossos corações não premeditar como haveis de responder;
Porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir nem contradizer todos quantos se vos opuserem. 
Lucas 21:14-15

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Sopão

Não percam!

Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. 
Jó 42:2


Mas ele respondeu: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus. 
Lucas 18:27

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.
E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno. 
Salmos 139:23-24


Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas 
João 21:17

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Então disse o SENHOR a Moisés: Farei também isto, que tens dito; porquanto achaste graça aos meus olhos, e te conheço por nome. 
Êxodo 33:17


Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade. 
2 Timóteo 2:19

terça-feira, 25 de junho de 2013

Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. 
Salmos 51:2


O qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus nosso Pai, 
Gálatas 1:4

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. 
Salmos 19:1


E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu;
E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo. 
Lucas 3:21-22

domingo, 23 de junho de 2013

LEMA DA SEMANA: E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. 
Gálatas 4:6
E cantavam juntos por grupo, louvando e rendendo graças ao SENHOR, dizendo: porque é bom; porque a sua benignidade dura para sempre sobre Israel. E todo o povo jubilou com altas vozes, quando louvaram ao SENHOR, pela fundação da casa do SENHOR. 
Esdras 3:11


E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,
Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. 
Atos 2:46-47

sábado, 22 de junho de 2013

Coroas o ano com a tua bondade, e as tuas veredas destilam gordura. 
Salmos 65:11


E contudo, não se deixou a si mesmo sem testemunho, beneficiando-vos lá do céu, dando-vos chuvas e tempos frutíferos, enchendo de mantimento e de alegria os vossos corações. 
Atos 14:17

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Porque dirão os gentios: Onde está o seu Deus?
Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou. 
Salmos 115:2-3


Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. 
1 Coríntios 1:18

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Oh, não volte envergonhado o oprimido; louvem o teu nome o aflito e o necessitado. 
Salmos 74:21


E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. 
Mateus 25:40

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Louvai ao SENHOR, e invocai o seu nome; fazei conhecidas as suas obras entre os povos. 
Salmos 105:1


Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus. 
Atos 20:24

terça-feira, 18 de junho de 2013

Tornaste o meu pranto em folguedo; desataste o meu pano de saco, e me cingiste de alegria, 
Salmos 30:11


E, vendo-a Jesus, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade.
E pôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou, e glorificava a Deus. 
Lucas 13:12-13

segunda-feira, 17 de junho de 2013

E respondeu Amós, dizendo a Amazias: Eu não sou profeta, nem filho de profeta, mas boiadeiro, e cultivador de sicômoros.
Mas o SENHOR me tirou de seguir o rebanho, e o SENHOR me disse: Vai, e profetiza ao meu povo Israel. 
Amós 7:14-15


E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens. 
Lucas 5:10

domingo, 16 de junho de 2013

LEMA DA SEMANA: Vistam-se os teus sacerdotes de justiça, e alegrem-se os teus santos. 
Salmos 132:9
Quão grandes são os seus sinais, e quão poderosas as suas maravilhas! O seu reino é um reino sempiterno, e o seu domínio de geração em geração. 
Daniel 4:3


E Deus pelas mãos de Paulo fazia maravilhas extraordinárias. 
Atos 19:11

sábado, 15 de junho de 2013

E recusaram ouvir-te, e não se lembraram das tuas maravilhas, que lhes fizeste, e endureceram a sua cerviz e, na sua rebelião, levantaram um capitão, a fim de voltarem para a sua servidão; porém tu, ó Deus perdoador, clemente e misericordioso, tardio em irar-te, e grande em beneficência, tu não os desamparaste. 
Neemias 9:17


E perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a qualquer que nos deve, e não nos conduzas em tentação, mas livra-nos do mal. 
Lucas 11:4

sexta-feira, 14 de junho de 2013

E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o SENHOR. E eis que passava o SENHOR, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do SENHOR; porém o SENHOR não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o SENHOR não estava no terremoto;
E depois do terremoto um fogo; porém também o SENHOR não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada. 
1 Reis 19:11-12


E as coisas que vos digo, digo-as a todos: Vigiai. 
Marcos 13:37

quinta-feira, 13 de junho de 2013

E Asa clamou ao SENHOR seu Deus, e disse: SENHOR, nada para ti é ajudar, quer o poderoso quer o de nenhuma força; ajuda-nos, pois, SENHOR nosso Deus, porque em ti confiamos, e no teu nome viemos contra esta multidão. SENHOR, tu és nosso Deus, não prevaleça contra ti o homem. 
2 Crônicas 14:11


Porque, se a sua rejeição é a reconciliação do mundo, qual será a sua admissão, senão a vida dentre os mortos? 
Romanos 11:15

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Louvai ao SENHOR. Louvarei ao SENHOR de todo o meu coração, na assembléia dos justos e na congregação. 
Salmos 111:1


A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. 
Colossenses 3:16

terça-feira, 11 de junho de 2013

E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído. 
Daniel 7:14


Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. 
Hebreus 13:8

segunda-feira, 10 de junho de 2013



Dia do Pastor e da Pastora - 2013

Saudação da Presidência da IECLB


Foto Letícia Montanet
Isaías 41.10: Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças, ajudo e protejo com a minha forte mão.

Caros colegas Pastores! Caras colegas Pastoras!
O Lema deste ano inspira a caminhada ministerial na IECLB. Apoia-se no jeito de Isaías exercer seu ministério profético pastoral. Isaías interage diretamente com as pessoas. Cada uma tem sua própria história; não é massa disforme, sem nome, disponível para ser manipulada. Trata-se de pessoas desconsoladas. Isaías acolhe, dialoga, respeita, vai ao encontro.
Isaías resgata a história. Deus diz: Lembrem da rocha da qual foram cortados, da pedreira de onde foram tirados (Isaías 51.1). Pensem no seu antepassado Abraão e em Sara, de quem vocês são descendentes. (...) eu o abençoei e lhe dei muitos descendentes (v. 2). Não tenha medo, pois eu o salvarei; eu o chamei pelo seu nome, e você é meu (43.1).
Será que o Deus que criou e conhece seus filhos e suas filhas pelo nome, que com eles e elas tem uma história em comum, é capaz de virar-lhes as costas? De abandoná-los? De não ajudar?
O fato é que Deus cuida da sua gente! Foi por isso que Isaías conclamou o povo de Deus no exílio para que reagisse, confiasse, mantivesse acesa a chama da esperança por mudança e recomeço. Na fraqueza deste povo iria manifestar-se a mão forte de Deus.
Em Cristo, Deus chama cada um de nós para uma relação de confiança e fidelidade com ele. E essa confiança será decisiva diante de momentos de dúvida, de crise, da angústia, diante dos desafios inerentes ao ministério pastoral. Será fonte de força para seguir, não desistir, enfrentar, lutar, servir a Deus.
Nós, pastores e pastoras, catequistas, diáconos e diáconas, missionários e missionárias, formamos uma comunidade de lideranças. Nós somos parte do projeto de Deus! Vocacionados e vocacionadas! Somos corpo! Nessa perspectiva, tenho compartilhado que a missão que parte só de um indivíduo não tem tanta capacidade de impactar, de influenciar, de fazer a diferença e de chamar outros para dentro da comunhão, como a que parte de uma comunidade, uma comunidade de lideranças comprometidas com o evangelho de Cristo no contexto da IECLB.
Neste dia do Pastor e Pastora penso em todos os ministérios na IECLB. Quero agradecer seu empenho e sua dedicação! Em minhas andanças e encontros com ministros e ministras da IECLB tenho experimentado muitos sentimentos, que vão desde o medo até a coragem e a alegria.
Tenho testemunhado gestos bonitos de colegas que sabem caminhar juntos mesmo quando quilômetros os separam geograficamente.
Tenho testemunhado com gratidão a postura comprometida de colegas com as demandas da igreja enquanto igreja nacional e não apenas local.
Tenho testemunhado com alegria e gratidão gestos de colegas que, com o intuito de ajudar, agregar, cuidar bem, o fazem interagindo diretamente comigo e com outros colegas, conversando, sendo propositivos.
Tenho igualmente testemunhado com gratidão o compromisso de ordenação de colegas que zelam pela sua igreja, sua identidade confessional, sua imagem pública nas redes sociais.
Sou muito grato pela confiança de vocês ao compartilharem sofrimentos, alegrias, tristezas, sentimentos de fragilidade diante do tamanho da tarefa que Deus nos confiou, diante da angústia, sentimento de solidão, tantas vezes vividos no ministério. Este compartilhar nos fortalece. Em Cristo ele nos fortalece.
Para finalizar, compartilho com vocês um texto que recebi da colega Pa. Luceny Laurett num encontro de ministros e ministras no Sínodo da Amazônia.
Pastores cristãos, eis o que precisamos...[...];
Pastores capazes de dissecar a massa e fazer dela indivíduos;
Pastores que não façam exigências demasiadamente elevadas ao estudo e que nada queiram menos que dominar;
Pastores que dominem possivelmente a arte de falar, mas que não dominem menos a arte de silenciar e tolerar;
Pastores que, sendo conhecedores de corações, tenham aprendido não pouca moderação no julgar e condenar;
Pastores aos quais primeiro a arte de sacrificar-se tenha ensinado a agirem em sua autoridade;
Pastores que estejam preparados, educados e formados para obediência e sofrimento, de modo que possam amainar, admoestar, edificar, tocar e também obrigar – não por meio do poder, nada menos do que isso, e, sim, pela própria obediência e, sobretudo, suportar todas as manias do doente, sem deixar-se perturbar tão pouco como o médico se deixa perturbar pelas invectivas e o espernear do paciente durante a operação”. (Søren Aabye Kierkegaard)
Abençoado Dia do Pastor e da Pastora!
Com um abraço fraterno e grato a todos e todas,

P. Nestor Paulo Friedrich
Pastor Presidente
O coração do homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos. 
Provérbios 16:9


E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?
Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus.
Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe. 
Lucas 18:18-20

domingo, 9 de junho de 2013

LEMA DA SEMANA: Pois que muito desejamos também ser-lhe agradáveis, quer presentes, quer ausentes. 
2 Coríntios 5:9
Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos oferecer voluntariamente coisas semelhantes? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos. 
1 Crônicas 29:14


Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. 
1 Pedro 4:10

sábado, 8 de junho de 2013

Faze-me ouvir a tua benignidade pela manhã, pois em ti confio; faze-me saber o caminho que devo seguir, porque a ti levanto a minha alma. 
Salmos 143:8


E, depois disto, saiu, e viu um publicano, chamado Levi, assentado na recebedoria, e disse-lhe: Segue-me.
E ele, deixando tudo, levantou-se e o seguiu. 
Lucas 5:27-28

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Tudo o que o SENHOR quis, fez, nos céus e na terra, nos mares e em todos os abismos. 
Salmos 135:6


Ou irritaremos o Senhor? Somos nós mais fortes do que ele? 
1 Coríntios 10:22

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura. 
Isaías 55:2


Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes.
E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras? 
Lucas 24:31-32

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Prevalecem as iniqüidades contra mim; porém tu limpas as nossas transgressões. 
Salmos 65:3


Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. 
Colossenses 2:14

terça-feira, 4 de junho de 2013

Porque vós não saireis apressadamente, nem ireis fugindo; porque o SENHOR irá diante de vós, e o Deus de Israel será a vossa retaguarda. 
Isaías 52:12

E, quando chegaram e reuniram a igreja, relataram quão grandes coisas Deus fizera por eles, e como abrira aos gentios a porta da fé. 
Atos 14:27

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Eis que os céus e os céus dos céus são do SENHOR teu Deus, a terra e tudo o que nela há. 
Deuteronômio 10:14


A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. 
Hebreus 1:2

domingo, 2 de junho de 2013

E ele permanecerá, e apascentará ao povo na força do SENHOR, na excelência do nome do SENHOR seu Deus; e eles permanecerão, porque agora será engrandecido até aos fins da terra 
Miquéias 5:4


E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. 
Filipenses 2:11
LEMA DA SEMANA: Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. 
Salmos 119:105

sábado, 1 de junho de 2013

Levantai os vossos olhos para os céus, e olhai para a terra em baixo, porque os céus desaparecerão como a fumaça, e a terra se envelhecerá como roupa, e os seus moradores morrerão semelhantemente; porém a minha salvação durará para sempre, e a minha justiça não será abolida. 
Isaías 51:6


E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus 
Apocalipse 21:3